O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, realizou no dia 13 de fevereiro um Encontro Regional no Auditório do Círculo Operário de Patos, onde na oportunidade foi discutida a Campanha Salarial 2016, que tem como slogan: Só Avança na Luta!.
O Encontro teve a participação de membros da Diretoria, Conselho Fiscal, Delegados Sindicais e Conselheiros Representantes dos municípios de Patos, Malta, Condado, Vista Serrana, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, São José do Bonfim, Mãe D’água, Santa Terezinha, Catingueira, Emas e Olho D’água, representando todos os servidores municipais.
A grande discussão foi em relação ao Lançamento da Campanha Salarial 2016, que será nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro em Patos, com concentração as 08:00 horas da manha na sede da entidade e em seguida todos sairão em caminhada até a Prefeitura Municipal de Patos, onde será entregue a pauta de reivindicações a gestão municipal.
Além disso, foi aprovado o calendário de assembleias e lançamento da Campanha Salarial 2016 nos demais municípios, sendo no mês de março dia 2 em Quixaba e Cacimba de Areia, dia 3 em Passagem e Areia de Baraúnas, dia 4 em Salgadinho, dia 9 em Vista Serrana e São Mamede, dia 10 em Várzea, dia 11 em São José do Sabugi e Santa Luzia, dia 15 em Mãe D’água e Emas, dia 16 em Junco do Seridó, dia 17 em Condado e Malta, dia 18 em Santa Terezinha, Olho D’água e Catingueira e no dia 22 em São José de Espinharas e São José do Bonfim.
Nas assembleias será discutida as reivindicações de todos os servidores e no caso dos servidores que tem insalubridade, adicional noturno e periculosidade a receber devem comparecer para assinar o requerimento da implantação em seus contracheques de acordo com laudo já feito pelo SINFEMP comprovando esse direito.
Outra luta é a implantação dos 11,36% do FUNDEB no salário base de todos os professores e demais profissionais do magistério, como também os planos de cargos, carreira e salários para as categorias de servidores que ainda não dispõe de seus direitos assegurados em lei específica em cada município, tendo prejuízos nas progressões horizontais e verticais.
Informações das ações que tramitam na justiça, funcionamento das delegacias sindicais, curso de formação sindical, encontros regionais de motoristas, de agentes de saúde e de endemias, de mulheres, de advogados e estudantes de direito que são servidores municipais, serão realizados durante a nova gestão da entidade. O Planejamento Estratégico Situacional será realizado com a nova diretoria da entidade, através do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, o encontro logrou êxito, pois discutiu as demandas existentes em cada município e ao mesmo tempo, apontou para as lutas que serão realizadas durante a campanha salarial 2016, pois só avança na luta.