A Direção da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, realizou reunião online na última quinta-feira, dia 27 de março, e definiu a realização do 6° Congresso Estadual no dia 14 de junho de 2025 em Patos, sertão do Estado.
Foi escolhida uma comissão organizadora e será realizado um trabalho nas 16 regionais, mobilizando e articulando os mais de cem sindicatos filiados, os núcleos existentes, para que possam participar.
O 6° Congresso Estadual da CTB, homenageia a líder camponesa, Elizabeth Teixeira, viúva de João Pedro Teixeira, assassinado pelo latifundiário. Elizabeth Teixeira completou 100 anos de vida e luta na defesa da reforma agrária, sendo homenageada pelo Memorial das Ligas Camponesas, em Sapé/PB e a CTB fará também, reconhecendo toda a sua história e vida de luta. Elizabeth, uma mulher marcada para viver!
O 6° Congresso Estadual da CTB tem como meta mobilizar todos os sindicatos filiados e reunir 200 delegados no dia 14 de junho de 2025, no Auditório do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região em Patos.
A taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais), e o critério de participação e de escolha dos delegados através dos sindicatos, corresponderá ao número de associados, ou seja: sindicatos até mil filiados, terão direito a 6 delegados. De mil e um a dois mil, 8 delegados. De dois mil e um a três mil, 10 delegados. De três mil e um a quatro mil, 12 delegados. De quatro mil e um em diante, 15 delegados. As Federações filiadas podem escolher 10 delegados. Já os Núcleos da CTB, reconhecidos pela Direção Nacional, podem participar com 10 delegados. Os atuais diretores da CTB são delegados natos, desde que seus sindicatos estejam em dia com a direção nacional e paguem também a taxa de inscrição no valor de cem reais por participante.
Os sindicatos devem está em dia até o mês de maio para participar do 6° Congresso Estadual e até o mês de julho participar do nacional, que será realizado de 13 a 16 de agosto em Salvador no Estado da Bahia.
O tema do 6° Congresso Estadual da CTB será: CTB classista, na base e na luta!
Para o presidente da CTB/PB, Marcos Santos, o 6° Congresso Estadual terá a oportunidade de discutir a conjuntura política atual, fazer uma avaliação do trabalho no Estado, aprovar um plano de luta e eleger a próxima direção para um mandato de 4 anos.